O que é manutenção industrial?

Manutenção industrial durante muito tempo era considerado como um serviço emergencial, somente quando uma máquina parasse de funcionar ou apresentasse falhas que prejudicassem a produtividade do setor ou da empresa como um todo um serviço de manutenção era acionado.Aos poucos essa visão foi se transformando e diversas áreas da industrias e outros setores do mercado passaram a enxergar a manutenção como uma maneira de prevenção de gastos maiores, seja com a substituição de peças, de equipamentos inteiros ou da estrutura geral da empresa.

Esse processo de transformação na visão a respeito da manutenção industrial ocorreu porque muitas empresas deixaram de tratar manutenção como gasto e passaram a enxergar como investimento. E, de fato, a manutenção industrial é fundamental para a garantia de um processo de produção mais eficiente, pois detectar e prevenir são conceitos básicos de gestão que podem e devem ser aplicados em qualquer situação do dia a dia.

A manutenção industrial não se trata apenas da reparação de maquinário, ela compreende a reparação, adaptação, avaliação e aperfeiçoamento, seja de elementos mecânicos ou estruturais de uma empresa.

Quais são os tipos de manutenção industrial?

A manutenção industrial pode ser dividida em 4 tipos:

 

Manutenção Industrial Corretiva

Manutenção corretiva é a categoria de manutenção mais requisitada e cara, ela é acionada quando um determinado equipamento ou estrutura apresenta falha ou danificação e esse fator compromete a produção da empresa.

 

Manutenção Industrial Preditiva

São medidas tomadas antes do reparo no qual é analisado o histórico do projeto que será realizado o serviço de manutenção.

 

Manutenção Industrial Detectiva

São procedimentos que tem como objetivo detectar possíveis falhas que podem vir a ocorrer.

A fato é que, as empresas estão cada vez mais automatizadas, isso significa que a produção estará exclusivamente ligada a equipamentos mecânicos. Por isso a manutenção industrial será cada vez associado com investimento ao invés de gasto.

Comentários